domingo, 27 de novembro de 2011

Faculdade de Criatividade

Hoje escrevo sobre a frase "A mente usa a sua faculdade de criatividade apenas quando a experiência a obriga a fazê-lo" do autor Jules Poincaré.

Esta frase tem tudo a ver com os últimos dias/meses vividos por mim.

Foi através desta pressão que minhas faculdades intelectuais desdobraram-se e pude vivenciar mais uma vez a capacidade que tenho e que observo em todos os seres que vivem ao meu redor.

Somos capazes de comportamentos e atitudes muito interessantes, às vezes boas outras nem tanto. Minha faculdade de criatividade está tão em alta que me surpreendo a cada dia... O que é encantador em alguns seres pode não ser para outros e vice-versa, mas tudo faz parte de um grande caldeirão de informações que temos em nossas mãos.

O que vale destacar nesta frase é a obrigação em fazer algo ou por fazer ou por testar nossa capacidade. Neste ponto por ser uma exposição pública não posso escrever além do que estou fazendo. Mas cumpro o meu papel de indagar você que ler este post no seguinte: "será que vale a pena praticar determinado ato só para provar algo para alguém?"

Aprendi que não devo viver provando nada para ninguém e as pessoas que tentaram fazer isso comigo não se deram muito bem em seu primeiro momento de tentativa, mas o tempo, senhor de todos os atos e atitudes não pensadas e pensadas, se carrega de auxiliar o agressor ou agressora para comigo e ou para com tantas outras pessoas que sofrem com os supostos seres que um dia nos disse que as coisas só mudam para melhor.

É verdade a experiência nos obriga a agir.

Tenho para comigo que só por ela posso escrever o que escrevo e tentar entender informações que me agregam certa dificuldade de entendimento, porém, o que não se revela para mim agora não é para eu me preocupar, por não ser palpável, deve-se deixar quieto em seu devido canto..

Hoje obrigo-me a fazer você não praticar mais as informações, comportamentos e atitudes negativas para comigo, pois, estimulo você a pensar sobre elas. Mas obrigo-me a fazer você a praticar as informações, comportamentos e atitudes positivas com outras pessoas que estão ao seu redor e poderão vir ao seu encontro e assim o ciclo finaliza e o mundo gira.

Ao fazê-lo agir dessa forma existe aí a minha capacidade criativa de ver com outros olhos o quão você é importante para mim a ponto de vê-lo crescer e fluir-se de forma grandiosa e não será mais necessário utilizar as experiências para ter que perdoar uma ação negativa praticada por ti ou por mim.

Nesta grande panela que temos, que é a sociedade, o importante é competir da melhor forma e com equilíbrio físico e mental. Aprendi que isso é importante e sei que para conseguir este equilíbrio é necessário não ter outras coisas que hoje cria ser importante para mim.

Feliz daquele que tem muita inteligência emocional, pois, só com esta que podemos analisar e ver o quanto existe de hipocrisia e mediocridade em nosso redor.

Li uma mensagem outro dia que falava do mundo de faz de contas, REALidade que todos nós estamos vivendo, poucos 5% da sociedade não sabem o que é este faz de contas, mas a maioria faz de conta que é necessário tudo isso...

Por fim quero escrever que esta frase foi utilizada por mim em meu TCC de Bacharel em Administração de Empresas que apresentei no último dia 26-11-2011. Decidir utilizar esta frase por que ela retratou tudo o que vivi e vivo, ainda, sobre um acontecimento inusitado justo no final desta graduação. É um acontecimento muito parecido com o outro acontecimento que também ocorreu no final da minha primeira graduação. É claro que foi de formas diferentes, mas os sentimentos foram parecidos demais. Bom... Se é para ser assim... Foi! Risos!

Só posso afirmar que o tempo é meu grande amigo além dos meus anjos amigos que me acalentam e muito, obrigada por todos vocês existirem, e que minha nota 10 na apresentação do meu TCC que tem o título "Uso do feedback como ferramenta de comunicação para melhoria das práticas de gestão" é mais um resultado da mente que usa a sua faculdade de criatividade, e por que não afirmar: inteligência emocional, quando as experiências obrigam o ser humano, dono desta mente, a fazer algo que ele imaginava impossível até então, e que hoje é uma REALidade positiva e promissora!

Obrigada a todos, sem exceção!

domingo, 6 de novembro de 2011

PASSA QUATRO - Minas Gerais/Brasil

Nooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Quer viajar para um lugar super tranquilinho... Então vá para Passa Quatro (Estado de Minas Gerais/Brasil)! O lugar é muito pitoresco! Estive lá este final de semana! Gostei muito! As atrações turísticas são poucas, mas valem muito a pena curti-las! Hoje fui passear de Maria Fumaça lá! Muito legal! Tirei fotos e mais fotos!

 Passa Quatro é um município do estado brasileiro de Minas Gerais, situado na microrregião de São Lourenço. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, sua população era de 14.885 habitantes e em 2007, 15.285, abaixo da estimativa para 2003, de 15.300. A área territorial é de 277 km² e a densidade demográfica de 53,73 hab/km². É uma estância hidromineral e região turística.
 Remonta ao tempo da bandeira de Fernão Dias Paes Leme em 1674 a origem dessa cidade encravada na Serra da Mantiqueira no sul do Estado de Minas Gerais. Situada logo após um marco geográfico bastante notável na Serra, a Garganta do Embaú, por onde passou a expedição liderada por aquele bandeirante, teve sua localização descrita em documentos que dão origem ao nome da cidade. Consta também expedições de Jacques Felix, fundador de Taubaté, e seu filho de mesmo nome, em expedições anteriores, datadas de 1646, pela região que podem ter dado origem ao povoamento mais antigo. Este caminho ficou conhecido, mais tarde, como Caminho Velho da Estrada Real. No caminho descrito por André João Antonil, consta o nome do Ribeirão do Passatrinta, logo após a descida da serra da Amantiqueira, mas segundo nota de Andrée Mansuy Diniz Silva, o nome atual desse afluente do Rio Verde é Passaquatro, ou Passa Quatro.
A região começou a ser povoada mais ativamente na segunda metade do século XIX após ser elevado a Distrito em 1854, servindo de parada para quem atravessava a Mantiqueira e se dirigia à cidade de Pouso Alto pela Estrada Real (Caminho Velho). Em 1884, a antiga Estrada de Ferro Minas-Rio, construída pelos ingleses, contribuiu decisivamente para aumentar o povoamento e desenvolvimento da região, tendo tido em sua inauguração a presença do governante de então, o Imperador D. Pedro II. Em 1888 é separado de Pouso Alto e emancipado como município de Passa Quatro pela Lei 3.657 de 1° de setembro, passando esse dia a ser feriado municipal em comemoração do Dia da Cidade.


 A cidade teve como autor de seu projeto inicial de saneamento e coleta pluvial o engenheiro sanitarista Paulo de Frontin, que hoje dá nome uma das praças da cidade, localizada no largo da estação ferroviária.
Em 1912 a cidade abrigou uma expedição científica internacional cujo objetivo era estudar a ocorrência de um eclipse solar. Na ocasião, cientistas de diversos países, chefiados pelo astrônomo Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional, compareceram junto com uma comitiva da qual fazia parte o Marechal Hermes da Fonseca, presidente da república. O fenômeno foi pouco observado devido às más condições atmosféricas naquele dia.
Foi palco de dois episódios militares do século XX, as revoluções de 1930 e 1932 (em tal Revolução, atuou como médico no hospital municipal o futuro presidente Juscelino Kubitschek) . Em 1941 foi considerada Estância Hidromineral pelas propriedades medicinais de várias de suas fontes de águas óligo-minerais, radioativas na fonte, principalmente devido à grande concentração de radônio e torônio.

 A cidade vem se firmando, nos últimos anos, como um polo de atração para o ecoturismo e o turismo rural. Em seu território se encontram diversas atrações turísticas como montanhas, cachoeiras, uma Flora, fazendas, pesqueiros entre outras atividades que favorecem a realização de atividades turísticas dessa natureza.
Também existem atividades turísticas relacionadas a festejos como o 'Corpus Christi', a Festa do Gado Leiteiro, o Carnaval, Festivais de Bandas, passeios ciclísticos, ralis etc.
Na cidade, atualmente, se encontra um passeio turístico no Trem da Serra da Mantiqueira que liga a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra da Mantiqueira, próximo à Garganta do Embaú, que foi palco de episódios militares durante a Revolução de 32.
Na cidade também pode se encontrar produtos típicos da região como doces e bebidas que trazem um aspecto gastronômico do interior aos turistas interessados em experimentar os sabores da culinária mineira do interior.

A localização da cidade, praticamente equidistante dos dois maiores centros geradores de demanda turística do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, faz da sua localização um ponto privilegiado para a construção de pousadas e estabelecimentos voltados ao turismo, o que se viu nos últimos anos. No período de inverno, o fluxo de turistas procurando pelo clima tropical de altitude, com temperaturas geralmente abaixo de 0º Celsius, notadamente nas noites, e sem chuvas pronunciadas, aumenta e cria uma opção aos locais mais tradicionais de viagens de inverno. Algumas vezes é possível se ver formação de gelo no alto de suas montanhas, geadas nas áreas mais baixas e até algumas precipitações de neve já foram registradas nas montanhas mais altas.


 Atrações culturais
Casarios
São construções realizadas na cidade desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século passado. Formam um conjunto arquitetônico valorizado pela comunidade e recentemente tombados por serem reconhecidos como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural a ser preservado.

Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal
É um casarão do início do século passado, construído pela Família Hespanha, e depois sede do Banco Hypotecário e também sede da Prefeitura Municipal. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Em 2000 o imóvel foi tombado, o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade, e passou a ser também sede do Patrimônio Histórico do Município.

Trem da Serra da Mantiqueira (Maria Fumaça)
Locomotiva “Maria Fumaça” da marca Baldwin de 1929 e de número 332 que era utilizada rotineiramente nas viagens ferroviárias do século passado. Atualmente conduz uma composição num passeio turístico cujo roteiro inicia na histórica estação de Passa Quatro, com uma parada para compras na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Cel. Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, junto à entrada do túnel na divisa de MG/SP. Esta ferrovia foi inaugurada por D. Pedro II, no século XIX.

Brasil Nota 10
É um museu de cenários históricos brasileiros modelados em miniatura, alguns com mais de 200 personagens, retratando momentos históricos do Brasil, como a Revolução de 32, que teve batalhas na cidade, a Revolução Farroupilha, Bandeirantes e Jesuítas, a Saga dos Pampas e outros.

Casa do Artesão
Espaço destinado à exposição e à venda do artesanato elaborado por artesãos locais




FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Passa_Quatro

LAUREX HELOISA

Pessoal, estas são obras de artes que divulgo pela primeira vez a todos! Tenho outras obras tão lindas quanto estas! Sem contar o AMOR e respeito que sinto por este ser show de bola!






Escrevo sobre a Laura Heloisa! Garotinha de dez anos nota 10! Desde o dia que esta irmãzinha, em Deus, veio para conosco que é uma surpresa atrás de outra! Inteligente, divertida, esperta, levada da breca, imaginativa, suculenta, vitaminada, tudo de bom da sua tia Dede! Hehehe! Esta semana ao visitá-la mais sua linda Mami Bé, fui surpreendida por estas maravilhas! Nossa! Só estando lá para sentir tanto AMOR e carinho! Sem contar que tomei um delicioso café da tarde para com elas, batemos aquele papo, trocamos informações ultra super úteis! E o danado da história foi a demora do "busão"! Affi! Que demora! Cheguei na facul super atrasada! Hehehe... Moral... Naquele dia não foi nenhum colega para a facul (véspera de feriado do dia 2/11/2011) e acabei a noite indo para minha casinha de boa... Ops! É claro tem detalhes... kkk!... Gatinha Laura segue para ti um acróstico fresquinho.


Linda gatorinha de
Alto astral
Uma suculenta
Riqueza que 
Apareceu em nossas vidas num


Horizonte altamente
Espetacular, trazendo
Lutas e desejos de 
Ordens 
Inimagináveis a todos que ao
Seu redor estão curiosos sempre em
Atentar os seus lindos movimentos e atitudes!


Bjs amada!
A tia Dede te curte e a admira muito.
Parabéns à sua mami e papi por tê-la!
Gatinha se pá é "nozes" sempre! 
Hehehe!
Y Love You Laura!
DMS

DM20200202

DM20200202
DM20200202