:)


PENSAMENTO
A felicidade é ter problemas que gostamos de resolver e a equação justa de muitas alegrias e
tristezas. Denise Moutinho

DM20200202

DM20200202
DM20200202

segunda-feira, 20 de março de 2017

UM DOMINGO AÍ

Na mesa muitos textos para ler, no aplicativo de mensagens algumas mensagens recebidas, bons e ótimos convites, boas e ótimas energias ao ler as mensagens.

Sai o café coado em sua xícara como de costume, e ela toma-o com biscoitos tipo rosquinhas sabor de coco, suas prediletas!

Enquanto toma o seu café faz cafuné em seu cachorrinho, que se chama June.

Pernas cansadas de dias idos, porém, puxa um novo livro e durante o café, após acarinhar seu cachorro, ler páginas findas e a introdução do mesmo.

Sente um prazer sem comparação, para variar, pois, o autor fora um dos escritores que aprendeu a ler, ao começar a estudar as unidades curriculares da sua atual graduação de pedagogia, que é Rubem Alves. 

Segue a leitura após a introdução e se depara, com o primeiro texto que fala sobre saudade. 

Neste momento ela olha para o CD à sua frente e resolve ouvi-lo, bem baixinho, para manter a mesma sintonia que se conectou neste mesmo dia, às doze horas, ao assistir o Coral Paulistano Mário de Andrade no Theatro Municipal de São Paulo com regência de Naomi Munakata. 

O CD nada mais e menos traz músicas infantis de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, bem como outros.

Lembra que há mais tesouros guardados em vossa mochila e saca da mesma, um livro de Max Weber, que ela comprou hoje ao passar por um Sebo e que vai precisar ler. O livro tem o título "a ética protestante e o espírito do capitalismo". Feito isso, ela deixa o tal livro em cima da mesa entre os outros textos e bagunça costumeira que sempre há em sua mesa.

Ah! Ela lembra dele com carinho além do comum, pois, vivencia em seus pensamentos os bons momentos que estivera com ele em todos os sentidos. Suspira para controlar seu impulso, pois, imediatamente sentiu vontade de lhe enviar uma mensagem de texto, e assim não faz tal ação para não incomodá-lo.

Sim, ela o deseja e outros a ela.

Ela percebe e sente estes outros amores, mas como bem aprendido por ela, estes outros são todos amores estéticos que ela não deseja.

Ela olha para seu novo sofá e sente um desejo enorme de dormir até o dia posterior, mas antes, vai até o quarto põe seu pijama em plena tarde de domingo, lava seu rosto cansado do dia que se iniciou às sete horas e trinta minutos, ainda quando estava na casa de sua mãe, e com emponderamento pega um caderno e uma caneta e começa a escrever.

Escreve pensando em como seria seu domingo, se ela tivesse um amor, um amor para abraçar, beijar no rosto e fazer cafuné. Um amor companheiro e muito amigo. Sabe aquele momento que você não quer transar, fazer sexo ou amor? Só ficar quieta abraçada com outro corpo cujo ser, dono deste corpo, tem a energia do "deniso" "solicitado". Pois é, é tudo ou nada disso que ela quer.

E assim enquanto passa o tempo, o desespero do momento sem esta oportunidade, à medida que toca o CD ela escreve, escreve e escreve...

E se sentindo melhor pára e vai dormir, pois, hoje é domingo, dezenove de março de dois mil e dezessete e o futuro à Deus pertence. E para tal viver é importante o descanso!

DM
.
.
.
.
.
Acho que fiz uma crônica! :)
.
.
.
.
.
Significado de Crônica

O que é Crônica:

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.

Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica. Uma crônica relata acontecimentos de forma cronológica e várias obras da literatura são designadas com esse nome, como por exemplo: Crônica de um Amor Louco (de Charles Bukowski) e Crônica de uma Morte Anunciada (da autoria de Gabriel García Márquez).

A crônica argumentativa consiste em um tipo mais moderno de crônica, no qual o cronista expressa o seu ponto de vista em relação a uma problemática da sociedade. Neste caso específico, a ironia e o sarcasmo são frequentemente usados como instrumento para transmitir uma opinião e abordar um determinado assunto.

Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos. Na literatura brasileira, escritores brasileiros que se destacam neste tipo de narrativa são Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes. Alguns outros famosos cronistas são Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, entre outros.

No contexto de relação com o tempo, surgem as chamadas "doenças crônicas", um indicativo de que tais doenças podem acompanhar o indivíduo ao longo da sua vida.

Fonte: https://www.significados.com.br/cronica/(acessado em 19/03/2017 às 23h35min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário