sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RETRABALHO... ODEIO!


ARTIGO: Gestão de equipe

Na gestão de um pequeno negócio, você não poderá esquecer de capacitar sua equipe de trabalho. Além de suas diversas ações de tentar nutrir a efetividade de seu grupo de trabalho.

Para se ter uma boa atuação com sua equipe de trabalho é necessário (HACKMAN, 2005):

Estruturá-la, estabelecendo seus propósitos, suas atividades e o nível de conhecimento e habilidade necessária;

Obter os recursos para que as atividades possam ser desenvolvidas;

Remover os obstáculos que impedem o trabalho;

Ajudar e fortalecer as contribuições individuais para o fortalecimento do grupo, para que possam cada vez mais utilizar os recursos do grupo para o propósito comum.

Mas para que o desempenho seja efetivo, é necessário acompanhar:

Se a produção da equipe se corresponde em quantidade e qualidade exigidas pelos clientes;

O relacionamento entre os membros da equipe. Se existe espaço para detectar e corrigir erros antes de danos mais sérios, e/ou identificar as tendências e demandas que estimula uma atuação proativa da empresa.

Também é necessário que o nível de esforço dos membros da equipe seja de conseguir concluir as suas atividades, favorecendo-os para que estes possuam conhecimento e habilidades necessárias para um bom desempenho e que todas as suas atividades estejam alinhadas com a estratégia da empresa.

O seu papel como líder deste processo irá influenciar sensivelmente o desempenho da equipe. Por isso, é importante refletir sobre o seu comportamento perante sua equipe de trabalho e qual a sua intervenção na equipe de trabalho.

Fora às capacitações formais, que são necessárias para equipe, é necessário identificar qual o estágio de sua equipe de trabalho perante as atividades a serem realizadas, para que você mesmo possa intervir no grupo.

Por exemplo, se o grupo está iniciando suas atividades, faz-se necessário definir os papéis de membros e expectativas, lidar com conflito e fricções interpessoais, e ajudar a equipe a alcançar um nível de “maturidade” que diminui a sua dependência para com você. E quando grupo já está atuando há um tempo, é necessário analisar como processos humanos estão afetando trabalho em um problema específico da empresa; entender melhor o próprio processo de interação da equipe; e que processos de equipe nutrem ou impedem o funcionamento do grupo efetivo (HACKMAN, 2005).

Se você não consegue fazer isso, não deixe de solicitar apoio de profissional especializado para que essas questões não venham afetar sensivelmente a empresa.

FONTE:
http://casosecausos.com/2009/07/15/gestao-de-equipe/
http://www.mundosebrae.com.br/

***

R   etrabalho é reparar uma atividade que poderia ter sido realizada com sucesso se houvesse planejamento, atenção, compreensão da execução da mesma.
E   xceções há sempre para quaisquer atividades que devem-se ser realizadas, mas não planejar e ter atenção por elas, com certeza haverá retrabalho.
T   rabalho ou qualquer atividade, que se faz de qualquer jeito ("nas coxas"), sem pensar nas consequências, mesmo que seja para teste, gera retrabalho.
R   epensar após pensar numa ideia é para empreendedores e gestores que sabem o que querem e como querem, portanto, no nome disso é planejamento; e o mesmo é escrito no papel e não falado para o vento levar as palavras ditas ao ouvinte.
A   char que todos são obrigados saber o que passa na sua cabeça, também, gera retrabalho. Uma ideia não DIALOGADA é uma ideia sua e não de um grupo que tem foco em algo ou poderia terem o mesmo foco!
B   ater de frente só por que você tem um cargo e não uma profissão com alguém que tem uma profissão é besteira! Este último é feliz e você é preso a status idiotas. Procure entender que você é chefe e não líder, neste caso, pois, o líder é respeitado e o chefe é somente aceito por causa das circunstâncias evidenciais.
A   tualmente é mais válido ter um subordinado que consegue ter qualidade no que faz do que quantidade, pois, este sempre vai dar retorno quando o seu superior (líder) pedir com assertividade e alegre; do contrário ele fará o "feijão com arroz" que você acha (como chefe) o máximo.
L   idar com o Ser Humano é mais importante do que lidar com o subordinado. Impor posições e exigir posições do seu subordinado, quando ele mais precisa resolver algo que o afeta e consequentemente a sua atividade profissional é pedir para seu subordinado ser somente subordinado a você.
H   onestamente? Se você sabe que determinado profissional pode lhe dar dinheiro, então crie com ele um plano de atividades para serem executadas durante determinado período e se ele irá dar conta ou não você ficará sabendo durante o processo, pois, a atitude de ficar tolindo um subordinado de ir ao médico, de fazer cursos, de estudar, de ir buscar conhecimento, de se relacionar e tantas outras tolices é pedir para você ser sempre o "chefinho" dele.
O   nde há a necessidade de só ganhar dinheiro, não importa como; o subordinado será para seu "gestor" só mais um elemento que, por um período, está com ele; e certamente, este subordinado, é substituível!

Pense, repense!
Ideia, inovação tem haver com planejamento e atenção no processo de execução da mesma.

Se quer que der certo, então abrace a ideia e ensine como você gosta. Ninguém é "obrigado" a saber o que passa na sua cabeça, nunca!
Ter ideia e não DIALOGAR sobre a mesma com seu grupo profissional é navegar sozinho em um barco com mais pessoas à deriva no mundo dos negócios.

Se você tem subordinados então deixe claro o que é e o que não é bom para você e para a organização que estão inseridos, caso contrário você sempre será o chefe e não o lider.
Procure saber do seu subordinado se determinada ação que ele está fazendo é bom ou ruim para ele e por que. Simplesmente (de forma indireta) cobrar dele a presença física na empresa não quer dizer que ele está fazendo as suas atividades como no primeiro dia de trabalho.
Há subordinados e subordinados, portanto, feedback's negativos podem sim ser dados, porém, nunca fazer um positivo- olhando no olho dele- é falha bruta de qualquer um que se diz dono de um negócio ou que tem cargo de gestor.
Se você tem subordinados mais preparados (epistemológicamente, dizendo) que você, atenção! Prepare-se para lidar, também, com eles! Pois, você tem o dinheiro ou o cargo e ele muita coisa guardada com os aprendizados adquiridos.

DM
;)

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