:)


PENSAMENTO
A felicidade é ter problemas que gostamos de resolver e a equação justa de muitas alegrias e
tristezas. Denise Moutinho

DM20200202

DM20200202
DM20200202

domingo, 19 de maio de 2013

SUPOR

O verbo supor no presente (fonte: http://www.conjuga-me.net/verbo-supor):

EU suponho
TU supões
ELE supõe
NÓS supomos
VÓS supondes
ELES supõem

Diante da presente conjugação me pergunto "por quê será que os seres humanos ao invés de perguntar aos outros seres humanos o assunto que lhe incomoda, talvez por puro melindre, preferem supor o que se passa na mente má ou boa dos outros seres humanos?".

E a partir do momento que há suposições e mais suposições a "bola de neve" vai crescendo, crescendo na cabeça de quem supõe, cabeça às vezes podre de pensamentos negativos e irracionais, com fé no que é triste, sem esperança, sem alegria, sem sorriso de uma criança, sem o abraço afetivo e por aí vai.

Muitas pessoas que supõe também julgam.

Muitas pessoas que supõe deixam de conhecer a possível verdade do outro ser.

Muitas pessoas que supõe facilitam a distância entre ela e outros seres humanos.

Muitas pessoas que supõe vivem em cima do muro, por temer o sim, pois, o não já o temos por natureza, assim como a morte do corpo que utilizamos para supor.

Muitas pessoas que supõe não deixam-me sorrir para elas e assim se faz o passado, belo para mim e talvez feio para ela, ou vice-versa.

Ah! Quem dera-me a felicidade de não ser o que sou ou estou! Mas, como ser diferente, se com o passar do tempo, cada vez mais consigo chorar, emocionar-me, ter a melancolia n'alma dentre tantos outros sentimentos que impulsiona-me ao futuro aqui nesta passagem e ali no outro Plano?

Sim, parei de supor há algum tempo.Quando isso aconteceu? Não sei. Foi aí, em um dia desses passados.

E por não ter este hábito, do supor negativo do outrem, eis aqui escrevendo este post! Pois, haja coração para ver nos olhos e atos alheios as surpresas por eu não ter determinadas defesas...

Agora pergunto... Por que devo deixar de fazer algo mais edificante para ficar supondo isso ou aquilo negativamente do outrem? O que ganho com isso? Nada. Mas, desejar que o outrem pare com isso não é uma utopia barata! Quem sabe um dia!

Minha felicidade é muito abstrata e singela. Poucos atos, com respeito, carinho, vontade, estudo e trabalho já satisfazem esta minha felicidade.

E este post é só para lembrar, a quem possa interessar, que a suposição ainda é um ato que fica no imaginário de quem o pratica, pois o bom mesmo é fazer a pergunta direta e fechada. Sei que às vezes pode ser difícil elaborar uma boa pergunta com estas características, mas quer saber? É a melhor forma de ver e sentir quem é o nosso alvo de inveja, desprezo, desejo, interesse e outros objetivos...

Que bom!

Quero, se possível, ver você não supor mais!

Vá!

Pergunte de forma racional e fechada, sobre o algo que você deseja saber.

Com certeza a resposta será igual ou muito diferente das suas suposições e assim tu evitas a criação da bola de neve, que separa-ti de seres que pode lhe dar um auxílio à medida que o mundo gira. Pois, dor de barriga não dá só uma vez.

Se hoje você pode, porém, amanhã talvez, por outras mãos, você receberá o tratamento devido por ter suposto algo que danificou algum sentido, ou vários sentidos, da sua alma aqui nesta vida!

DM
;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário