:)


PENSAMENTO
A felicidade é ter problemas que gostamos de resolver e a equação justa de muitas alegrias e
tristezas. Denise Moutinho

DM20200202

DM20200202
DM20200202

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As formas iniciais do AMOR




NAMORO?
O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social.
Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em estados, países ou continentes distintos.
Entre a maioria dos grupos protestantes o namoro descompromissado e liberal, ou seja, sem ter como objetivo o casamento e onde há relações sexuais, não é bem visto e até proibido, por atentar contra suas doutrinas originais, que solicitam pureza moral e abstinência sexual antes do casamento.

FICAR?Ficar (português brasileiro) ou curtir (português europeu), nas culturas luso-brasileira, designam uma relação afetiva sem compromisso que, normalmente, não tem associada uma componente de fidelidade, uma vez que a sua natureza é, normalmente, efêmera. O ficar (ou uma curte, como é designado em Portugal) pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite. Este pode implicar somente uma troca de beijos e carícias ou resultar também num envolvimento maís íntimo de carácter sexual, mas que não se prolongará por muito no tempo. No entanto, segundo algumas fontes, esta relação passageira não ultrapassará a troca de beijos e carícias porque, de um modo geral, os envolvidos não se encontram ainda maduros para a vida sexual. Porém, convém realçar que este tipo de ligação não se aplica apenas aos jovens, mas é também praticado por adultos solteiros e divorciados.
Diferencia-se de namorar pelo fato deste envolver um compromisso afetivo e uma maior tendência à durabilidade. Também diferencia-se do relacionamento aberto pois nesse outro há uma certa relação de compromisso, como no namoro, enquanto a ficada a princípio não é continuativa. Também diferencia-se da amizade colorida pelo fato de os ficantes não serem necessariamente amigos.

AMIZADE COLORIDA?Segundo o dicionário Houaiss, amizade colorida é um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada amizade preto-e-branco.
No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher (mas também pode ser aplicado a relacionamentos homossexuais) onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.
Este tipo de relação também é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam".
Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a idéia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.
Amizade por correspondênciaAmizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram raramente.


IMAGEM de William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_The_Proposal_(1872):




FONTES:http://pt.wikipedia.org/wiki/Namoro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade_colorida#Amizade_colorida
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/SwansHeart.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_The_Proposal_(1872).jpg

Um comentário:

  1. PS: SE QUERES SER MEU NAMORADO, ENTÃO ME PEÇA EM NAMORO, POIS SEREI FIEL AO RELACIONAMENTO QUE NÃO É UMA SIMPLES AMIZADE COLORIDA!!! MAS, ALERTO!!! QUE SEJA COM SINCERIDADE, TAMBÉM, DE VOSSA PARTE E SE É PARA ENTRAR NA RELAÇÃO SEM FÉ UTILIZANDO-SE DA FRASE: "NÃO DEU DEPOIS SEPARA" NÃO INCOMODE-SE EM ME PEDIR EM NAMORO, POIS, ESTAREI CONJUGANDO O MESMO VERBO QUE O SEU!!! - POIS, O INVISÍVEL É ESSENCIAL AOS OLHOS E SOMOS RESPONSÁVEIS POR AQUILO QUE CATIVAMOS, SEM CONTAR QUE AMAR É DIÁLOGO, RESPEITO, CARINHO, BEM QUERER, EVOLUÇÃO, FAMÍLIA, RELIGIÃO, SOCIEDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL E MATERIAL ENQUANTO HÁ-SE UNIÃO COM BASES SÓLIDAS, POIS, ASSIM HÁ UM RELACIONAMENTO COM AMOR EM TODAS AS SUAS MODALIDADES E FORMAS DE VIVÊ-LO!!!

    ResponderExcluir